Sarau Café com Pretos

A partir de 2019 teve início o Sarau Café com Pretos – um café coletivo e sarau que acontece todo segundo domingo do mês. O Museu abriu suas portas, estudantes do CEUNSP trabalharam registrando em fotos, vídeos e divulgando os eventos, e a comunidade se fez presente em número cada vez mais crescente. Foi neste ano que a Casa tornou-se também minha tese de doutorado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, e passou a ser um projeto do LabArteMídia, grupo de pesquisa do CNPq.

A pandemia interrompeu a realização dos cafés, os equipamentos alugados para a Casa foram devolvidos e por um tempo a casa não esteve funcionando em sua plenitude. Várias tentativas de reabertura foram tentadas em vão. Em 2022, graças à mobilização do Conselho da Comunidade Negra de Salto, principalmente a partir da iniciativa de intermediação de sua presidente, Silvana Antonio junto à Secretaria de Cultura, o projeto foi retomado.

Assim, em 27 de novembro de 2022 a Casa foi reaberta, com o apoio da Secretaria de Cultura que cedeu equipamentos e deu apoio técnico para que a exposição multimídia fosse restaurada. Após o café com pretos, o tradicional café coletivo, ocorreu a cerimônia pública de doação da Casa da Memória Negra de Salto à Estância Turística da Cidade de Salto, com a presença do prefeito e do secretário de cultura, estudantes do Curso de Cinema do CEUNSP, e membros da comunidade negra saltense. A partir desse dia, a Casa faz parte da exposição permanente do Museu da Cidade de Salto Ettore Liberalesso. Uma vitória minha, da comunidade negra de Salto, do Conselho da Igualdade Racial, do Museu da Cidade de Salto, da Secretaria de Cultura, do Curso de Cinema do CEUNSP e de todos os saltenses que lutam por um ambiente de convivência antirracista como é a Casa da Memória Negra de Salto e os saraus café com pretos.

Casa da Memória Negra de Salto 2024 – Site desenvolvido por StmO Design