Sarau Café com Pretos

Sarau Café com Pretos

O Coletivo Café com Pretos é responsável pela realização dos sarau e café coletivo Café com Pretos, que ativa a exposição da Casa da Memória Negra de Salto todo último domingo do mês. O coletivo, atualmente, é composto por:

Grupo de Mulheres Negras Saltenses Nyotas

O Coletivo Nyotas reúne mulheres negras de Salto em ações culturais que ressignificam a memória e a ancestralidade. Através da música, histórias e exposições, criam espaços de acolhimento e fortalecimento identitário. O grupo participou do projeto “Cores Nyotas – Mulheres Bordadas”, dirigido pela fotógrafa Pola Fernandes, financiado pelo ProAC. Parceiras do Sarau Café com Pretos, seguem atuando em ações que valorizam as memórias negras na cidade. Do coletivo, atualmente, fazem parte: Aparecida de Fatima Herculano, Aparecida Valle, Grazilella Herculano, Maria Odete, Marta Teixeira e Regina Helena da Silva.

Aparecida de Fátima Herculano Dias

Aparecida Elizabete de Campos Valle

Graziella Cristina Herculano

Maria Odete Almeida Ribeiro

Marta Teixeira

Regina Helena Lorenço da Silva

Daniele Guimarães

Natural de Cubatão e moradora de Salto há quatro anos, Daniele é mãe de Cadu e Laura. Sua relação com a Casa da Memória Negra de Salto e o Sarau Café com Pretos vem da busca por reconectar sua família com a ancestralidade africana. Acredita que o sarau é um espaço essencial para compartilhar histórias e experiências de forma positiva e enriquecedora.

Lilian Solá Santiago

Documentarista, produtora cultural e pesquisadora, Lilian é pioneira do cinema negro brasileiro desde os anos 2000. Dirigiu mais de uma dezena de documentários premiados, como Família Alcântara (2004) e Balé de Pé no Chão (2005). Historiadora, Mestre em Integração da América Latina e Doutoranda em Cinema, sempre pela USP, é idealizadora da Casa da Memória Negra de Salto, que é ativada pelos saraus mensais Café com Pretos. Professora de cinema, reside em Salto desde 2010 onde ensinou no CEUNSP por doze anos e onde também criou e dirige o Curta Salto – Festival do Primeiro Filme, que está em sua 11ª edição. Foi homenageada pelo conjunto de sua obra por diversas instituições, entre elas: Assembleia Legislativa de São Paulo, Festival Entretodos, Festival Griot e Semana do Cinema Negro de Belo Horizonte.

Marina Costa

Pedagoga, arte-educadora, contadora de histórias, cantora e dançarina popular, Marina tem sua trajetória marcada pelo envolvimento com a cultura afro-brasileira. Integra espaços como a casa de candomblé Ilê Axé Odara, a Rede de Batuque de Umbigada Casa de Batuqueiro, o grupo de jongo Filhos da Semente e o Sarau Café com Pretos. Criadora dos projetos “Dan – O que conta o arco-íris” e “Do Corpo ao Conto”, premiados em editais públicos, promove a preservação da oralidade e das tradições afro-brasileiras.

Matheus Andrelo

Bailarino com 11 anos de experiência, Matheus tem formação em ballet clássico, contemporâneo, danças afro e populares. Premiado em festivais internacionais, participou de espetáculos como Donos da Terra, com temporada no Centro Cultural São Paulo. Atua na dança com um olhar inovador, buscando novas vivências e ampliando seu impacto artístico.

Odair Prado (Zulu)

Professor coreógrafo e DJ, Zulu é um dos fundadores do Sarau Café com Pretos e lidera oficinas de Street Dance (Hip-Hop e Danças Urbanas) na Casa da Memória Negra de Salto. Apresentador do podcast Nossa Voz na TV HQTV, é também produtor cultural, professor da Cia de Danças Urbanas BSTS e atua em diversos coletivos artísticos da cidade. Conselheiro de Cultura e Delegado Municipal da Cultura de Salto, dedica sua vida ao ensino da dança como ferramenta de transformação para crianças, jovens e adultos.

Silvana Antonio

Pedagoga, artista visual e psicopedagoga, Silvana tem uma trajetória dedicada à educação e à promoção da igualdade racial. Ex-presidente do COMPIR – Conselho Municipal Para a Promoção da Igualdade Racial (2022-2023), representa a sociedade civil no conselho atualmente. Professora há 16 anos na rede estadual e municipal de ensino, é ativista contra o racismo e defensora da valorização da ancestralidade negra.

Fotos do sarau de 30/03/2025

Casa da Memória Negra de Salto 2024 – Site desenvolvido por StmO Design